Skip to main content

Ikusmira Berriak

Estão encerradas as inscrições para a residência Ikusmira Berriak 2024. O Projeto Paradiso oferece uma Bolsa Paradiso para um(a) brasileiro(a) participar desse programa de residências e desenvolvimento de projetos voltado para apoio e promoção de talentos emergentes em criação audiovisual. O objetivo da residência é oferecer espaço, contexto, tempo e recursos, articulando o programa em torno de duas vertentes: formação e desenvolvimento.

A residência espanhola, organizada pela Elías Querejeta Zine Eskola e pelo projeto cultural Tabakalera, ocorre em duas etapas: 

A primeira etapa dura seis semanas  entre março e abril de 2024 e reúne os diretores dos cinco projetos selecionados em San Sebastián. Durante esse período, os residentes trabalham em seus projetos e recebem orientação de um comitê de especialistas.

A segunda etapa acontece durante o Festival de San Sebastián, em setembro de 2024, e os profissionais retornam à cidade por mais duas semanas para avançar no desenvolvimento de seus projetos e se preparar para apresentações durante o evento.

A organização da residência cobre os custos de viagem, hospedagem, alimentação e seguro dos selecionados. Além disso, oferece 5 mil euros para o desenvolvimento do projeto entre as duas etapas. O Projeto Paradiso também oferece US$ 1 mil para serem usados na obra e a oportunidade de fazer parte da Rede Paradiso de Talentos. Consulte o regulamento da Bolsa Paradiso a seguir.

A Ikusmira Berriak é inteiramente responsável pela seleção. Na última edição, um dos diretores selecionados foi o brasileiro João Paulo Miranda Maria.

Em 2021, realizamos um bate-papo exclusivo para tirar dúvidas sobre a residência com Michael Wahrmann, cineasta selecionado em 2019, e Maialen Franco, diretora da residência, com mediação de Josephine Bougois, diretora executiva do Projeto Paradiso. Nesse papo, disponível na íntegra no Canal Paradiso, eles tiraram algumas dúvidas sobre o processo seletivo para a residência e a Bolsa Paradiso.